Preços negociados no mercado livre de energia podem disparar.
Embora os preços ainda não tenham sido reajustados, a falta de chuvas pode impactar bastante no chamado mercado livre de energia. Conhecido por oferecer às empresas que têm demanda contratada de 500 KW a oportunidade de comprar diretamente de geradoras e/ou comercializadoras a energia necessária à manutenção de grandes e pequenas indústrias, os preços negociados dessa forma podem alcançar valores estratosféricos.
Mas, no entanto, as empresas que consumirem mais energia do que o acordado com as empresas fornecedoras, devem pagar muito mais por este consumo excedente.
O motivo, conforme Fróes, é que , neste caso, eles deverão pagar a taxa conhecida como Preço de Liquidação de Diferença (PLD) correspondente à diferença entre a energia consumida e a contratada
Neste horizonte, quem planejou mal o consumo de energia necessário para a manutenção ou crescimento de seu negócio ou ainda não renovou seus contratos pode pagar preços estratosféricos pela energia.
Por estratosféricos, Fróes entende a possibilidade de se pagar mais do que o dobro cobrado hoje. “Pagar R$ 200 MW/h é um preço razoável pela compra de energia. Mas quem for renovar o contrato agora, se demorar muito, pode ser obrigado a desembolsar R$ 500 por MW/h dependendo da situação”, afirmou.
Já quem não está consumindo toda a energia contratada, pode ganhar dinheiro com a venda da energia excedente acordada.“”Estes empresários podem ganhar dinheiro com isso”, afirmou
Momento de espera
Para Fróes, se tiverem condições, os empresários devem esperar um pouco para fazer novos contratos. Ele explicou que estudos feitos pelo setor demonstram a tendência de que o País não vá adotar o racionamento de energia como estratégia para enfrentar a crise hídrica.
A tendência é que os preços se mantenham altos. Mas ele acredita que no mês de outubro, com o início da temporada de chuvas, os preços devem cair.
“Quem deixou para negociar os contratos agora, ou está planejando ampliar o consumo de energia, deveria esperar mais um pouco, ou vai pagar um valor mais alto”, aconselhou.
Continuar lendo – Fonte : https://diariodocomercio.com.br/economia/precos-negociados-no-mercado-livre-de-energia-podem-disparar